sábado, 26 de fevereiro de 2011

Brasil, tricampeão de Sepaktakraw


Em busca do penta!

Mais um esporte diferente. Só que dessa vez não somos tão fracos como em outras oportunidades, na realidade, somos tricampeões mundiais de Sepaktakraw!


Tudo bem, o nome é estranho, antes que pensem não é Grego, é malaio, Sepak quer dizer chute e Takraw significa bambu. A modalidade surgiu no sudeste da Ásia há mais de 500 anos, sendo uma combinação das habilidades do vôlei, artes marciais e do futebol. O Takraw, como também é conhecido, lembra muito o futvôlei e chegou ao Brasil de uma forma bem parecida com o futebol. O pernambucano Hilário Nóbrega da Cunha conheceu a modalidade em Bali, em 1989, e assim como Charles Miller, passou alguns anos tentando implementá-lo no Brasil, mais especificamente em Olinda/PE, onde mora, que acabou sendo o centro de treinamento da Seleção Brasileira de Sepaktakraw.

O jogo é formado por duas equipes com até três jogadores cada, numa quadra com as dimensões de 13,40 metros de comprimento por 6,10 m. de largura, e uma rede com 1,55 metros de altura. O objetivo do jogo é passar a bola sobre a rede utilizando qualquer parte do corpo, menos as mãos e os braços. São permitidos até três toques antes de passar a bola para o outro lado, sendo que, um mesmo jogador pode dar os três toques, se a bola cair e tocar na quadra é ponto para o adversário, se a jogada for bem executada e cair na quadra do outro time o ponto é obtido pela equipe. É permitido o bloqueio, porém o jogador não pode tocar na rede e nem utilizar as mãos. 

A partida tem início com um dos jogadores, no centro da quadra, lançando a bola com as mãos para o sacador, que dá sequência na jogada utilizando outra parte do corpo. A bola original era feita de bambu, mas foi substituída em 1982 por uma de tecido sintético. A maioria dos jogadores brasileiros tem experiência no futebol e no futevôlei, alguns ainda faziam capoeira, no sentido de ter maior mobilidade. Os melhores atletas brasileiro de Takraw estão em Pernambuco, onde o esporte foi difundido e mais praticado. Lá está também a ABT ( Associação Brasileira de TakraW ) com sede em Olinda/PE. A modalidade ainda é praticada em São Paulo, por intermédio da FPST ( Federação Paulista de Sepaktakraw ).

A seleção brasileira detém os títulos da Copa do Rei da Tailândia de 2000, 2003 e 2007. Além de títulos na França, Guiana Francesa e Colômbia. O Sepaktakraw prova que no ESPORTE, quando são dadas as oportunidades, o brasileiro faz o que lhe é comum: SUPERAR!
















9 comentários:

gmattiollo disse...

Que estranho, nunca tinha ouvido falar desse esporte! heheh
mas deve ser legal e parabéns ao Brasil!

Abraço

http://gremista-sangueazul.blogspot.com

26 de fevereiro de 2011 às 11:36
Gabriel Campi disse...

Muito legal o esporte, realmente não conhecia. Uma espécie de fut-volei de quadra, praticamente. Parabéns aos brasileiros, tricampeões de Sepaktakraw.

Abraços!

www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

26 de fevereiro de 2011 às 12:07
- disse...

Massa esse esporte heim ?.Eu vi no Sportv uns jogos e é bem legal mesmo.Parabéns ao Brasil !

Abraços !

http://www.conexaopaulista.com

26 de fevereiro de 2011 às 13:21
Gol de Mão disse...

Bem interessante esse esporte. Mais um quem sabe que o Brasil pode conquistar títulos. Muito bom esse post! Acho até que vou pesquisar mais sobre ele.

Equipe Blog Gol de Mão
www.bloggoldemao.blogspot.com

27 de fevereiro de 2011 às 09:13
Jean Francisco disse...

Pois é galera do Gol de Mão, o Takraw é cria nordestina, mais especificamente daí de Pernambuco. Como vcs gostaram, poderiam ampliar o post com entrevista e mais detalhes por aí.
Abs.
Jean.

27 de fevereiro de 2011 às 15:23
Net Esportes disse...

O que me deixou imprecionado nas fotos foi a elasticidade dos jogadores, literalmente voando para chutar a bola ..... confesso não ser muito fã de futvôlei e acho que não iria gostar muito desse esporte, mesmo assim deve até ser legal ver um pouco para saber como é de fato ........

28 de fevereiro de 2011 às 11:00
Kaique Pedaes disse...

Nunca tinha ouvido falar, e me surpreendeu saber que foi criado por nordestinos

Que se torne um esporte mais popular e que o Brasil tenha ainda mais sucesso nele

Abraço

www.net-esportes.blogspot.com

1 de março de 2011 às 13:14
Ronei disse...

Esse esporte parece ser divertido, pelo menos nós somos tri.

Um abraço,

Ronei
Atlético Mineiro o Blog Vingador
http://www.atletico-mineiro.blogspot.com/

5 de março de 2011 às 03:30
Fernanda disse...

muito interessante, mas quem criou esse esporte ?

8 de junho de 2011 às 14:42