terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O OSCAR DO ESPORTE

 Tênis supera o Futebol na maior premiação do Esporte Internacional


Que Messi, nada. Deu foi Nadal!


O Prêmio Laureus, o mais importante do esporte em âmbito internacional, reuniu nesta segunda-feira, em Abu Dhabi, algumas das principais celebridades do mundo esportivo.
No cerimonial estavam presente estrelas como o surfista Kelly Sleter, Kobe Bryant da NBA, a tenista Serena Williams e o carrasco do Brasil na final da Copa do Mundo de 98; o francês Zinedine Zidane.




Diante das sumidades internacionais, o grande vencedor foi o espanhol Rafael Nadal, que desbancou mais um possível título  – dado como certo por alguns jornalistas – ao craque Lionel Messi. Além do argentino, Nadal superou o também jogador do Barcelona e segundo melhor jogador de futebol do mundo, seu compatriota Andrés Iniesta.


CONHECENDO UM POUCO DO PRÊMIO LAUREUS


O LAUREUS é uma premiação recente, criada no ano de 1999, tendo sua primeira edição em 2000. O projeto foi implementado por duas multinacionais: a fabricante de jóias e acessórios Richemont e a montadora Daimler-Chrysler, cuja idéia era premiar vários atletas de diferentes modalidades e outras conjunturas sociais ligadas ao esporte. O nome é uma alusão ao laurel, a coroa de louros que os antigos gregos homenageavam os campeões olímpicos e, desde então, referencia a grandes feitos e conquistas.

No total, são dez premiações concedidas: O esportista do ano, A esportista do ano, Equipe do ano, Revelação do ano, Retorno do ano (atletas que se afastaram do esporte e conseguiram retornar com êxito), Paraesportista do ano, Esportista radical do ano, Prêmio por conquistas na carreira,
Espírito esportivo e Esporte para o bem
(projetos esportivos com ênfase em ações de inclusão social).

A eleição é feita em duas etapas, a primeira com votos de 500 jornalistas de 82 países, indicando os seis atletas que mais se destacaram em cada categoria no ano anterior. E depois, um comitê da própria organização decide o melhor dentre eles. Já tivemos brasileiros no meio dessa galera, como Pelé, com o prêmio de Conquistas na carreira, em 2000; Ronaldo Fenômeno, pelo retorno “fenomenal” em 2003; o skatista Bob Burnquist, como esportista radical de 2002; a seleção canarinho, pentacampeã, como melhor equipe, em 2003; e Daniel Dias na categoria paraesportista, revelação nas Olimpíadas de Pequim 2008, com nove medalhas conquistadas.

Laureus 2011

Em 2011, o grande vencedor foi o tenista Rafael Nadal. O espanhol já havia conquistado o título em 2006, quando o favorito era o detentor da última edição, Usain Bolt, do atletismo. Nesse ano, o bicampeão superou grandes estrelas e ídolos do esporte, como o campeão da Fórmula 1, Sebastian Vettel, Kobe Bryant do basquete norte-americano, Manny Pacquiao, o maior boxeador da atualidade, e La pulga, o argentino Lionel Messi, melhor jogador de futebol do mundo pela FIFA. 

No feminino, as honras foram para a esquiadora Lindsey Vonn, atleta dos EUA, desconhecida no Brasil, até mesmo em função do seu esporte, mas idolatrada em seu país. A bela esquiadora foi ouro em 2010, nas Olimpíadas de Inverno de Vancouver.


Outro momento especial foi na premiação de Conquistas na carreira, concedido a Zinedine Zidane. O francês foi aplaudido de pé pelo público presente ao evento.




Além das premiações individuais, foi entregue o Prêmio Laureus a melhor equipe, e ai, não deu outra, a Seleção Espanhola de Futebol superou uma das favoritas (praticamente desconhecida no Brasil) a Seleção Canadense de Róquei. Com o título a Espanha consolida-se como uma das potências no esporte mundial.




Entre os brasucas, a torcida era pelo nadador Daniel Dias, atleta paraolímpico, que tentava seu segundo título. Daniel apontou como grande revelação na natação paraolímpica ao superar seu compatriota, Clodoaldo Silva, que detinha a conquista de sete medalhas em uma única olimpíada (Atenas 2004). O único brasileiro indicado foi derrotado pela esquiadora alemã, Verena Bentele, na categoria Paraesportista. Ainda assim, parabéns Daniel, você é um vencedor nato, pela sua história, pela superação e por representar um Pais que contribui tão pouco no difícil cotidiano de muitos outros Daniel e Clodoaldo, heróis anônimos pelo Brasil a fora. Valeu!

A lista com os ganhadores do Prêmio Laureus

O Esportista do Ano - Rafael Nadal (Espanha)
A Esportista do Ano - Lindsey Vonn (EUA)
Equipe do ano - seleção da Espanha (campeã mundial de futebol)
Maior avanço do ano - Martin Kaymer (Alemanha)

Retorno do ano - Valentino Rossi (Itália)
Paraesportista do ano - Verena Bentele (Alemanha)
Esportista radical do ano - Kelly Slater (EUA)
Prêmio por conquistas na carreira - Zinedine Zidane (França)
Espírito esportivo - equipe europeia da Copa Ryder
Esporte para o bem - May El-Khalil, fundadora da Maratona de Beirute













8 comentários:

Cau Au Au disse...

Muito BOM. Raramente sabemos sobre premiações fora do futebol. Parabéns aos ganhadores e ao "bloggeiro" que publicou a notícia também.
ABS.

8 de fevereiro de 2011 às 14:06
gmattiollo disse...

Olha, pra mim chegou a ser surpreendente, pois é difícil bater Messi, heim?

Abraço

http://gremista-sangueazul.blogspot.com/

8 de fevereiro de 2011 às 17:38
Ronei disse...

Esse Nadal é um monstro nas quadras, grande jogador...


Um abraço,

Ronei
Atlético Mineiro o Blog Vingador
http://atletico-mineiro.blogspot.com/

9 de fevereiro de 2011 às 03:25
Net Esportes disse...

Para mim não foi nada surpreendente, esse prêmio mostra que futebol não é tudo como os brasileiros pensam .... só o Roger Federer já ganhou quatro vezes seguidas.

O mesmo acontece com o prêmio no feminino, se o Globo Esporte não fosse 98% futebol as pessoas poderiam conhecer Lindsey Vonn .... no meu blog por exemplo eu falo de Lindsey Vonn a mais de três anos .....

PS: Eu tenho link de vocês na minha página "Clubes Irmãos" colocado quando me pediram parceria, o blog de vocês é muito bom .... gostaria de manter o link solicitando a gentileza de vocês colocarem o meu link também. Um abraço.

http://netesporte.blogspot.com/

9 de fevereiro de 2011 às 06:30
Jean Francisco disse...

Considerem. A parceria com vcs também é muito interessante pela diversidade de informações. Parabéns.
Abraços.
Jean

9 de fevereiro de 2011 às 10:29
Gol de Mão disse...

O momento espanhol é ótimo. Tem a melhor seleção atualmente, o melhor tenista além de ter um clube do porte do Barcelona que encanta a cada jogo. Só não é perfeito porque tem um argentino no meio :P

Parabéns pelo post!
Equipe Blog Gol de Mão
www.bloggoldemao.blogspot.com

9 de fevereiro de 2011 às 14:35
Kaique Pedaes disse...

Não conhecia esse prêmio, mas não só astros de Hollywood que merecem ter reconhecimento mundial.

Eu destaco a vitória do Nadal, meu saudoso ídolo no esporte mundial, além de alguns jogadores do Palmeiras, rs.

Visite meu blog www.net-esportes.blogspot.com

Abraço

10 de fevereiro de 2011 às 12:36
Gabriel Campi disse...

Muito legal este tipo de prêmio, é uma forma de reconhecimento ao trabalho dos melhores esportistas do mundo.

Abraços!

www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

11 de fevereiro de 2011 às 19:08