terça-feira, 4 de janeiro de 2011

É Mourinho, a primeira goleada a gente nunca esquece!

Dez vitórias, dois empates e apenas seis gols sofridos. Esses eram os números do treinador do Real Madrid, o português José Mourinho, à frente da equipe madrilhena.   O retrospecto favorável caiu por terra no estádio Camp Nou, nessa segunda-feira, em partida disputada pela 13ª rodada do Campeonato Espanhol. Além de ser sua pior derrota como técnico profissional (5x0), Mourinho ainda viu o Barcelona levar a liderança da competição e acabar com sua invencibilidade de 12 jogos.

Foi uma partida “galáctica” dos catalães. O Barça jogava em casa com o apoio dos seus torcedores e não queria decepcioná-los. Um dos clássicos mais importantes da Europa, Barcelona x Real Madrid, bateu o recorde de publico da edição anterior que era de 98.248 para 98.255 pagantes. O confronto elevou também o índice de audiência do ‘pay-per-view’ espanhol (sistema no qual se pode comprar um programa específico de televisão) em 13,6%. Cerca de 2,5 milhões de telespectadores assistiram ao evento. Rivalidade cultural, esportiva e política apimentavam o confronto. E nesse efervescente caldeirão, o olé do futebol-arte do iniciante técnico Pep Guardiola venceu - e com autoridade - o futebol-pragmático do consagrado José Mourinho.

Em campo só deu Barcelona. A equipe catalã foi superior ao rival durante toda a partida. “Estivemos bem, não consigo destacar apenas um”. Esse foi o resumo de Guardiola sobre seu time. Difícil realmente destacar apenas um, mas “um quarteto” desequilibrou o jogo: Xavi, Iniesta, Villa e Messi. O esquema tático elaborado por Mourinho com um 4-2-3-1 não previa uma noite tão inspirada desses jogadores. "Um time jogou ao máximo de seu potencial e a outra equipe jogou muito mal. É uma vitória muito merecida e uma derrota muito merecida”, lamentou Mourinho. Enquanto todos esperavam um confronto entre Cristiano Ronaldo e Messi, o que se viu foi um argentino concentrado e decisivo. Do outro lado, um português perdido e destemperado, chegando ao cúmulo de agredir o técnico catalão. O resultado foi uma goleada massacrante e cenas de violência, principalmente de Sergio Ramos em Messi, o que acabou lhe custando a expulsão do jogo e a deplorável marca de ser o jogador com maior número de cartões vermelho pelo clube.  

O Campeonato Espanhol está apenas no começo e, com ele, rivalidades de todos os lados. Técnicos, jogadores, torcida e,  claro, dirigente. “Temos raça, tradição e muita competência. Hoje não foi nosso dia, apenas isso”, palavras do Presidente do Real Madrid, Florentino Pérez. Assim como Peres, Mourinho também deixou seu recado sobre a inesquecível goleada: “É a maior derrota da minha carreira. Mas é fácil de digerir, porque é uma derrota em que nunca tive possibilidades de ganhar. Não é dessas derrotas difíceis de aceitar, porque seu time não merecia perder ou porque o árbitro influenciou o resultado ou porque mete duas bolas na trave e tem azar. Não foi nada disso. É um jogo fácil de comentar". Fácil de comentar e difícil de engolir! Com a vitória, o Barcelona passa à frente do Real Madrid. O time merengue soma 32 pontos na tabela contra 34 do  rival, agora líder da competição. Na 14ª rodada, o Barcelona enfrenta o  Osassuna fora de casa e o Real recebe o Valencia, no Santiago Bernabéu.   

0 comentários: