terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Na oscilação do futebol baiano, tomba o seu maior protagonista.

Com a irregularidade da dupla BAVI na disputa do Campeonato Brasileiro, a Bahia volta a ser destaque no cenário esportivo com a implosão da Fonte Nova.
Com campanhas irregulares no Campeonato Brasileiro de Futebol, Bahia e Vitória são ofuscados neste fim de semana pela despedida ao Estádio Octavio Mangabeira. Implodido às 10 horas e vinte sete minutos da manhã deste domingo (20/08), o estádio também conhecido como Fonte Nova, foi protagonista no cenário esportivo do País. Desta vez não pelos jogos e sim pela sua demolição.
Muitos baianos foram dar o caloroso adeus ao palco de tantas emoções vividas durante seus 59 anos. Sua aposentadoria já estava prevista desde o triste episódio do desabamento de uma parte da arquibancada, ocorrida no dia 25 de novembro de 2007, vitimando sete torcedores.
Na manhã deste domingo, nem essa melancólica reminiscência, nem a apimentada rivalidade entre torcedores foram capazes de evitar os aplausos de reconhecimento dos seus prestigiosos serviços. Foram anos de acirradas disputas e de muitas alegrias: Apresentações majestosas, como do “Rei” Pelé no jogo Bahia e Santos na disputa da Taça Brasil de 1959, jogo vencido pelo peixe por 2x 0, mas o título ficaria com o time da “boa terra” numa melhor de três partidas; Record de público no jogo Bahia e Fluminense com 110.438 pagantes. Disputas de títulos e também rebaixamentos, como em 2003, no jogo Bahia 0x 7 Cruzeiro. Fora da área esportiva a Fonte Nova recebeu outras majestades como a “Rainha dos Baixinhos” a Xuxa e o “Rei” Roberto Carlos.
Muitas fotos, filmagens e cartazes de despedida brindaram a aposentadoria do Estádio da Fonte Nova e saudaram o projeto Arena Fonte Nova. Alegria, Axé, e muitos gols é o que os baianos desejam ao novo espaço esportivo de Salvador. Que venha 2014, com seleção nova e Arena nova, ou melhor, Arena Fonte Nova...  


0 comentários: