segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

FUTEBOL


Emoções do Futebol.


Flash pelo Nordeste.

Nossos “Estaduais” talvez não tenham o mesmo estrelismo de um Campeonato Carioca ou Paulista, ou os investimentos de um Mineiro e Gauchão, mas com certeza não ficam atrás na freneticidade, no amor ao futebol e nas divertidas provocações e rivalidades regionais.


A idolatria do nordestino ao seu clube e a alegria de estar nos estádios (ainda que com poucos jogadores renomados e times competitivos) faz desse torcedor um dos mais apaixonados pelo esporte, fortalecendo o velho conceito de que o FUTEBOL é realmente a ALEGRIA do povo. 

Aproveitando então o início da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, onde times de menor tradição aparecem no cenário esportivo nacional,  vamos dar um giro rápido pelos estaduais nordestinos. Começamos pelo Campeonato pernambucano:



Náutico 1 x 1 Sport : Pois é, em Pernambuco todos contra o hexa do Sport que luta para se igualar em números de títulos pelo estadual com o Náutico.

Num jogo bastante equilibrado, Sport e Náutico não saíram do empate de 1 a 1, na tarde deste domingo, na Ilha do Retiro. Mesmo com a reestréia do treinador Hélio dos Anjos no comando da equipe rubro-negra, o Leão da Ilha não conseguiu o triunfo desejado. Com o resultado, o Náutico assumiu a terceira colocação na tabela, com 22 pontos,  enquanto o Sport ainda se mantém distante dos quatro primeiros colocados - é o sexto,  com apenas 15 pontos. Mesmo com o empate o jogo foi bem disputado, com oportunidade de triunfo para os dois lados, no final o empate acabou sendo o merecido para o Clássico. 

Já o Santa Cruz vem dando sinais de cansaço. Começou bem o campeonato liderando nas primeiras rodadas e agora é o segundo. No jogo de ontem, no Gileno de Carli, contra o  Cabense,  mais um empate na conta do estadual. Cabense 2  x 2 Santa Cruz.  A classificação do Campeonato Pernambucano ainda está sem os “três grandes” na ponta, já que o Sport é o 6º colocado. Em primeiro vem o Central que venceu o Vitória por 2 x 1, seguido pelo Santa, Náutico e Porto, que mesmo perdendo por 2 a 1 do Petrolina mantem-se na 4ª colocação.

Campeonato Cearense 

Ceará 2 x 0 Tiradentes : O Tiradentes foi guerreiro, jogou o que pôde, perdeu grandes oportunidades e desperdiçou até  um pênalti na segunda etapa, mas não deu. O Vozão venceu mais uma e segue como líder absoluto e invicto,  dono de um  incrível aproveitamento nos jogos,  superior à 90% dos pontos disputados.  Com a derrota o Tigre praticamente disse adeus à semifinal do primeiro turno. No estádio Mirandão, destaque para o Fortaleza que goleou o Crato por 5 a 0 e segue como vice-líder na competição, em terceiro vem o Guarani de Juazeiro e em quarto lugar o xará com Y, Guarany de Sobral.



Campeonato Alagoano




O líder do Alagoano é o Corinthians-AL que venceu com autoridade máxima o CSE por 4 a 0. O tricolor da via expressa conseguiu sua terceira vitória consecutiva no Alagoano 2011 com uma partida de  gala do atacante Afonso, responsável por balançar as redes adversárias por duas vezes, Ewerton e Cassiano também deixaram suas marcas.  O segundo colocado é o Murici que bateu o CRB fora de casa por 2 a 0. Já o Asa mesmo perdendo para o Coruripe fora de casa por 3 a 1 mantêm-se na terceira colocação seguido pelo próprio Coruripe que vem em quarto lugar.  Complicado mesmo está a situação dos dois times mais tradicionais do estado, CRB está em oitavo e o CSA em nono lugar.



Campeonato Sergipano




O Sergipe foi surpreendido na terceira rodada do Campeonato Sergipano pelo São Domingos que venceu em Aracajú pelo placar de 3 a 0. Jogando fora de casa e com uma proposta de contra-ataques a equipe visitante assume a liderança do Grupo A, seguido pelo Confiança. Com a derrota, o rubro-negro fica com a segunda colocação no Grupo B, atrás do líder River Plate.   

Na próxima rodada, o São Domingos recebe o Estanciano, enquanto que o Sergipe vai enfrentar o Itabaiana fora de casa.



Campeonato Maranhense


O campeonato Maranhense tem como principal jogada de Marketing para o Estadual de 2011 o retorno do  filho pródigo, o  atacante maranhense, Kleber Pereira, de 35 anos.  O jogador é o mais novo reforço do Sampaio Corrêa para a disputa da competição e da Copa do Brasil. O anúncio do acerto foi feito na noite deste sábado, 12, pelo Twitter oficial do Tricolor. O motivo principal do retorno ao futebol maranhense é a sua aposentadoria, o artilheiro deseja encerrar sua carreira em casa, junto da sua torcida e família.

Campeonato Paraibano

Na Paraíba o treze é o grande líder, com 100% de aproveitamento no Campeonato. O time poupou vários titulares para o jogo com o São Paulo, pela Copa do Brasil, na quarta-feira e ainda assim venceu o Esporte de Patos por 2 a 1, debaixo de muita chuva no estádio Amigão. Com o resultado, o Galo mantém sua invencibilidade e chega a 9 pontos ganhos em três jogos. Já o Esporte soma três pontos, saindo do G4. O Botafogo conquistou a sua segunda vitória no Campeonato Paraibano,  vencendo  a Desportiva por 1 a 0, neste domingo, mantendo-se na zona de classificação. Sua próxima partida é duelo nordestino, o Botafogo enfrenta pela Copa do Brasil o Vitória da Bahia, no Almeidão.

Campeonato Piauiense
O Campeonato Piauiense tem quatro nomes representativos no seu certame 2011: O Flamengo, o River, o Piauí e o Barras. Este último foi quem mais investiu para o torneio. Além de reforçar o quadro da comissão técnica com o técnico Denílson Azevêdo e o auxiliar-técnico e preparador físico Paulo Sérgio, ambos advindos do América/RJ, o Barras Futebol Club apostou também na sua propaganda e imagem. E falando em propaganda, ninguém melhor do que o irreverente Túlio Maravilha. O atacante pertence ao Botafogo-DF e ficará no Barraspor empréstimo até o período em que durar a campanha do clube na Copa do Brasil.
A estreia será no dia 16 de fevereiro, contra o ABC. Jogando em casa, o Barras estará eliminado em caso de derrota por dois ou mais gols de diferença. Assim, o veterano atacante, que segue em busca do milésimo gol, conheceria muito pouco das terras piauiense. 
Campeonato Baiano


No Baianão, as coisas continuam em desencontro ao esperado. Em 2011, o que se desenhava era a dupla BA-Vi forte,  mandando em suas chaves o que, em parte, não está acontecendo. Tudo por culpa do Bahia. O tricolor ainda não se achou em campo e no campeonato, perdeu mais uma neste domingo, a terceira e de virada,  3 a 2, contra o lanterna Camaçari. 

O Vitória vem fazendo a sua parte, tentando construir um time para o seu grande objetivo, voltar à elite do futebol no Brasileirão. Para isso, o time do técnico Antonio Lopes utiliza do estadual como uma espécie de pré-temporada, sem deixar, é claro, de assumir a importância de conquistar o inédito título de Pentacampeão estadual. Pensando assim, o rubro-negro foi para cima do Atlético de Alagoinhas e venceu fácil por 3 a 1, assumindo definitivamente a liderança do Grupo 2, tendo o Fluminese de Feira em segundo lugar. Já o Bahia, é o quinto colocado no Grupo 1, que tem o seu xará como líder, o Bahia de Feira de Santana, e vice-líder o Atlético de Alagoinhas.

Campeonato Potiguar


O Campeonato de Futebol do Rio Grande do Norte – Potiguar- teve um empate em seu último  clássico: Corinthians 1x1 Palmeiras.  

Neste domingo, o destaque foi para a vitória do ABC fora de casa por 1 a 0 contra o rival América, no estádio Machadão.  Os quatro melhores classificados são : o Santa Cruz, ABC, América e Palmeiras.  O detalhe é a péssima fase do Baraúnas,  10º  colocado no campeonato. 



Para quem não lembra, o Baraúnas foi a grande ZEBRA DA Copa do Brasil em 2005. 

O time protagonizou uma das maiores humilhações da história do Vasco da Gama em São Januário, classificando-se para as quartas-de-final daquele ano. 

A equipe potiguar goleou os cariocas por 3 a 0, no Rio de Janeiro, com um gol do artilheiro Cícero Ramalho, de 40 anos. Detalhe, o Vasco - na época de Eurico Miranda – tinha como atacante ninguém menos que o baixinho Romário. Coisas que só o futebol proporciona. 















10 comentários:

Ronei disse...

O Campeonato Baiano é muito bom, só que a Globo e Cia, puxam saco só do Rio e São Paulo.

Um abraço,

Ronei
Atlético Mineiro o Blog Vingador
http://atletico-mineiro.blogspot.com/

15 de fevereiro de 2011 às 03:10
Net Esportes disse...

Belo resumão ..... a verdade é que a Globo não puxa saco do RJ e SP como disse o amigo do comentário acima ... ela tem é mais retorno financeiro, o que importa para a Globo é dinheiro e mais nada ...

Mesmo assim em muitos tele-jornais eles passam todos os gols dos estaduais, isso já faz um bom tempo .... e acho que já é um bom começo.

15 de fevereiro de 2011 às 08:53
gmattiollo disse...

Que post grandão, mas bem feito.

Esse clássico do nordeste terminando 1 a 1 deve ter sido o mais justo.

Cearense
Ceará segue tranquilo, até demais né?

Bahiano
Tudo me parece ir uma final BA-VI, não vejo outro time capaz de chegar longe.

Abraço

http://gremista-sangueazul.blogspot.com
Dos outros eu conheço pouco, ou quase nada.

15 de fevereiro de 2011 às 10:06
Jean Francisco disse...

Aqui, no Baianão, pelo andar da carruagem, se tiver Ba-Vi vai ser com o Bahia de Feira, e não o da capital.
Obrigado à todos.
Abs
Jean Francisco

15 de fevereiro de 2011 às 17:08
Os craques na rede disse...

É bem interessante saber sobre o Estaduais do nordeste. Apesar do menor investimento dos clubes, percebo torcidas bem mais fiéis aos seus clubeS. É lindo ver o torcedor do Santa Cruz lotar o Arruda, o torcedor do Remo comparecer, o cearense lotar o Castelão. Viva o futebol nrodestino!

www.oscraquesnarede.blogspot.com

15 de fevereiro de 2011 às 19:53
Kaique Pedaes disse...

Olá

Gostei muito do texto, é muito legal dar atenção também aos campeonatos nordestinos

Eu publiquei ele no Net Esportes, com os devidos créditos, é claro

Mas assim te faço uma proposta: o que acha de escrever, semanalmente, esse "Flash pelo Nordeste" no Net Esportes?

Meu e-mail é kaique.pedaes@r7.com e eu aguardo respostas

Já estou seguindo o blog, e já add o seu banner no NE

Abraço

www.net-esportes.blogspot.com

16 de fevereiro de 2011 às 10:26
Jean Francisco disse...

Será uma honra!
Gostei da idéia.
Abs.
Jean Francisco

16 de fevereiro de 2011 às 11:45
Gol de Mão disse...

Gostei muito do giro pelo Nordeste. É bom que exista blogs que fujam sempre dos mesmos temas abordando apenas o eixo Sul-Sudeste.

Parabéns pelo post.

Equipe Blog Gol de Mão
www.bloggoldemao.blogspot.com

16 de fevereiro de 2011 às 16:29
Kaique Pedaes disse...

Jean, fiz uns comentários nuns posts seus aí do blog, muito legal, depois vê lá

Sempre que tiver post novo, pode ir lá divulgar no meu blog

Se tiver MSN, me add pedaess@gmail.com

Ou me envie um e-mail, kaique.pedaes@r7.com

Abraço e sucesso

www.net-esportes.blogspot.com

17 de fevereiro de 2011 às 15:42
Gabriel Campi disse...

Que belo post, Jean, meus parabéns.

O Nordeste merece mesmo destaque, pelo grande fanatismo de seus torcedores, assim como os Estaduais bem disputados, que prometem bastante emoção.

Abraços!

www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

19 de fevereiro de 2011 às 04:59